06 janeiro, 2013

Criando hábitos

Ouvi alguém dizer que para desenvolver um hábito é necessário repeti-lo por 21 dias consecutivamente, e a partir daí, pronto, você tem um novo hábito.
Será verdade?
Estou interessada em criar um novo hábito: escrever neste blog diariamente, todos os dias sem cessar até o fim do ano. Sobre o que? Sobre tudo, qualquer pensamento, qualquer assunto palpitante do momento pra mim, para a sociedade, para uma amiga, do consultório. E, por que? Porque decidi ter esse hábito, porque quero algo meu registrado, porque preciso me expressar, porque quero minhas ideias vagando por aí, de repente chegando a outro alguém, que assim como eu, necessita se expressar...
Então, por que não o início de ano pra começar um novo hábito?
Não é assim que funciona? No finalzinho do último ano paramos um pouquinho e começamos a decidir sobre o próximo ano, o que deverá ser mudado, o que será excluído, o que deverá permanecer... "Ah, agora é sério, ano que vem entro na academia", "Já comprei as passagens, ano que vem me mando daqui". É meio estranho ter que esperar horas e dias pra fazer uma mudança, mas tem sido assim em todos os cantos e por todos os séculos, será que isso é um hábito? é até engraçado!
Bom, se é um hábito universal, vamos deixar como está.
Voltando para minha tentativa de criação de hábito, já dei explicações suficientes de porque, quando e o mais importante, o que quero como hábito. Tornei-me bastante consciente, mas e agora?
Como acredito que a consciência é o primeiro passo, estou dando o segundo, comecei a escrever! Que felicidade!
Vivenciando isso tudo assim, tão contingentemente ao reforço, quer dizer, tão ação-reação, estou podendo viver a conquista do pouquinho de cada dia, e posso dizer, é bom demais!
Bate aquela sensação de que está tudo acontecendo e que você pode ir mais adiante amanhã, caprichando na escrita, pesquisando sobre mais temas interessantes, e quem sabe não escrevendo apenas uma vez ao dia, mas duas, três...
E não é que a tecnologia pode nos ajudar a criar e manter um hábito?
Acabei de descobrir que já há um aplicativo do blog disponível para androide, o que isso quer dizer? Que não preciso estar na frente do computador para realizar meu hábito diário, preciso apenas do celular na mão e uma internet!

Primeiro dia concluído!! Comecemos o hábito então!

Quer criar um hábito também?


Nenhum comentário:

Postar um comentário