08 janeiro, 2013

Liberte-se de hábitos ruins

Acho oportuno falar sobre hábitos ruins, hábitos doentes que são instalados em nossa vida e quem custam a sair ou a serem transformado em algo bom.
Como já disse em outro momento, tornar-se consciente é um primeiro passo para mudança. Nesse momento, torno-me consciente de hábitos ruins presentes em minha vida, o meu pior hábito talvez seja beber muito liquido enquanto como, principalmente a famosa coca-cola, e as consequências desse hábito só eu sei, é visível a todos, mas só eu sei o quanto me incomoda, a famosa barriguinha... que hábito horrível!

E, o que eu poderia fazer para me livrar de um hábito que me incomoda? A resposta é simples e a ação é difícil... eu preciso... MUDAR! Isso, simplesmente mudar de comportamento, decidi pela mudança e descobrir novas consequências para novos comportamentos.

E aqueles hábitos ruins que envolvem pessoas? Esses são de lascar!

Lutando por uma nova rotina, vida nova, novo pensamento, nova forma de viver, e lá vem aquela pessoa com o velho péssimo hábito de dar palpite em sua vida, dizer o que você tem que fazer, com quem deve namorar, com quem deve conversar... 

Não estava planejando falar sobre coisas ruins no meu blog, mas é um assunto recorrente agora. Quero pensar sobre isso pra romper com esse hábito de permitir a intromissão das pessoas nas minhas decisões.

Ser adulta é sair do mundo das crianças, de adolescentes, é ser responsável por si mesmo, é fazer e assumir as consequências de suas escolhas, mesmo que não agradem a todos ou não agrede a ninguém, é a sua vida, sua responsabilidade. Isso não é prepotência ou arrogância, e isso não exclui a presença e a interferência das pessoas que gostam de você com aconselhamentos, sugestões e ideias novas. O grande problema está em condicionar qualquer "recompensa" ao comportamento de seguir a regra do ditador! 

A frase "amigo meu não se junta a meus inimigos" é muito ditadora! É uma violência se dita repetidamente para qualquer aproximação à pessoas indesejadas pelo ditador!

Não tive muita sorte ao escolher as pessoas com quem compartilhei minha vida, agora eu preciso ser aquela que vai seguir as regras do ditador para não perdê-lo da minha vida? Não, passe adiante! 

Hábitos doentes tornam a vida doente, adoecem quem está ao seu redor. 

Você consegue perceber hábitos doentes de pessoas próximas e que envolvem você? Se sim, saia correndo, é um ciclo vicioso com poucas chances de transformação! Hábitos ruins se instalam como vírus e se espalham por todas as partes, em todas as relações, e quando você perceber, estará acorrentada à nada!
Fuja! 



Eu estou aprendendo a fugir de tentativas de aprisionamento, de cárcere emocional e principalmente, estou aprendendo a fugir da violência psicológica. Sim, hábitos ruins causam tudo isso. 
Assim como nós temos hábitos ruins, pessoas que apresentam esses hábitos emocionais ruins podem não ser pessoas ruins em sua totalidade, mas apresentam hábitos construídos ao longo de sua história de vida, e que muitas vezes, não são conscientes, são aquele tipo de pessoa que "acha que está ajudando, que está protegendo, que está cuidando", e não percebe que para alguém se sentir ajudada, protegida, cuidada, ela precisa sentir bem estar, alegria, felicidade, e não angustia, pressão psicológica, aprisionamento. Se você pretende "ajudar e proteger" pergunte ao ajudado se seu comportamento está deixando-o feliz, se a resposta for não, é hora de pensar na mudança, é hora de pensar em transformar seu hábito em algo positivo pra você e para quem deseja "ajudar". 
Se mesmo assim achar que está correto, sugiro que procure ajuda psicológica, é muito grave causar sofrimento no outro e ainda achar que está correto mesmo a vitima pronunciando seu sofrimento!

Você sabe que ao se comportar da forma como se comporta há anos, o seu velho hábito, produz uma série de consequências, e que provavelmente não são tão prazerosas, mas infelizmente são reforçadoras visto que mantém seu comportamento "faça chuva, faça sol". Mas você não sabe quais as consequências podem vir quando se comportar de maneira diferente, um novo hábito, são novas consequências que podem ser prazerosas, que podem aproximar você de uma nova forma de pensar e de viver!


Pense nisso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário